-    Escrito por gon

Os efeitos do Desmatamento

Ao realizar a retirada da vegetação de um determinado local dá-se início a uma série de efeitos negativos ao ambiente que, cedo ou tarde, atingirão o ser humano. Os primeiros a sentirem seus efeitos são os povos que vivem da floresta, como as nações indígenas.

A principio, a perda da biodiversidade se apresenta com um dos principais danos, pois espécies podem ser extintas sem nem mesmo conhecermos o seu real valor para a medicina. Outro problema é o avanço da erosão, pois os vegetais que ali se encontram diminuem o impacto das gotas de chuva, facilitando sua infiltração.

Sem eles, a água corre mais de forma mais rápida sobre a superfície, levando com ela as camadas superficiais do solo. Isso irá levar a outros efeitos negativos: – empobrecimento dos solos; – o assoreamento de rios e lagos, pelo transporte desse material que se sedimentará nas partes mais baixas onde se encontram as águas de superfície; – a extinção de nascentes, pois com menos infiltração o lençol freático será rebaixado; – menos chuva, ligado ao fenômeno acima, mas também pela diminuição da evapotranspiração, responsável por grande parte das chuvas que caem na floresta; – com o solo exposto, a terra recebe um índice maior de radiação, o que leva a um aumento de temperatura; – o processo de desertificação é acelerado, em decorrência dos fatores descritos acima; – diminuição ou mesmo fim das atividades extrativistas, as quais, feitas sustentavelmente, podem ser mais viáveis nas formas ambiental e social e economicamente que o desmate. – proliferação de pragas e doenças, com a ruptura das cadeias alimentares, pois determinadas espécies podem reproduzir-se exageradamente, o que iria causar grandes prejuízos, sobretudo na agricultura.

Numa escala global, o uso do fogo para eliminar a vegetação, ou para produção de carvão, aumenta a concentração de gases como o gás carbônico, que provocam o efeito estufa, um dos mais sérios problemas ambientais da atualidade.

Conheça outros de nossos blogs http://cursoseducacao.com/