-    Escrito por gon

Dicas para se proteger dos raios

Com o aumento da incidência de raios  de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE só no Rio de Janeiro nos primeiros 40 dias do ano o aumento é de cerca de 240% em relação ao mesmo período de 2007.

Como se comportar diante de descargas elétricas:

As descargas elétricas são um perigo iminente sempre que chove, e apesar do avanço tecnológico a ciência ainda não consegue prever e evitar o fenômeno, o que nos resta é saber conviver com o perigo.

A melhor maneira de evitar acidentes com os raios é evitar ambientes descampados, locais altos e abertos e principalmente praias, campos de futebol e piscinas.

Nunca tente se proteger embaixo de árvores, perto de linhas de transmissão, postes, cercas metálicas e próximo de pára-raios.

Caso esteja trafegando mantenha toda a família no interior do veículo e nunca pare embaixo de árvores, o veículo te isolará dos raios com base no princípio da gaiola de Faraday.

Como se proteger:

A casa é um abrigo seguro, mas alguns cuidados devem ser tomados:

– Evite tomar banho durante a tempestade.

– Evite falar ao telefone.

– Se possível, retire aparelhos da tomada.

Lembre-se que os raios dão descargas de até 100 milhões de Volts e um choque desses é um milhão de vezes mais forte que de uma tomada. Todos os anos cerca de 1000 pessoas são vítimas de raios e a maioria por falta de informação.

Conheça outros de nossos blogs http://cursoseducacao.com/