-    Escrito por gon

Saiba quais são os 3 principais FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS

Temperatura atmosférica

Define-se temperatura atmosférica como a quantidade de calor existente no ar. Ela sofre influência de uma série de fatores, responsáveis pela sua variação:
– Altitude: nas maiores altitudes, as temperaturas são menores, porque o ar se apresenta mais rarefeito e, assim, absorve menor quantidade de calor.
– Latitude: quanto maior a latitude, menor é a temperatura, porque os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a região equatorial. À medida que aumenta a latitude, vai aumentando a inclinação dos raios solares e, portanto, aquecendo menos a atmosfera.
– Chuvas: resfriam a troposfera, em função do aumento da umidade no ar.
– Vegetação: a transpiração dos vegetais aumenta a umidade do ar reduzindo, assim, as temperaturas.
– Ventos: podem aquecer ou resfriar a troposfera, dependendo do local de origem.
– Correntes marítimas: aquecem ou resfriam a atmosfera, dependendo do local onde se originam.
– Aglomerados urbanos: responsáveis pela criação de verdadeiras ” ilhas de calor” . Nas cidades, as temperaturas são maiores, como conseqüência da relação do calor com o asfalto e concreto, dos motores e fornos ligados, e a pequena quantidade de vegetação.

Pressão Atmosférica

É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre, podendo variar de acordo com alguns fatores:
– Altitude: nas maiores altitudes a pressão é menor, por apresentarem uma menor coluna de ar sobre a superfície.
– Temperatura: quanto maior a temperatura atmosférica, menor será a pressão. O ar aquecido se torna menos denso e, assim, exerce menor pressão sobre a superfície.

Ventos

As diferentes pressões existentes em nosso planeta são responsáveis pela formação dos ventos. Vento é o ar em movimento, que ocorre de áreas de alta pressão (anticiclonais) para baixa pressão (ciclonais).
A velocidade dos ventos está relacionada à diferença de pressão: quanto maior essa diferença, maior a velocidade dos ventos.

Conheça outros de nossos blogs http://belezadicas.com/